Marapanim é conhecida internacionalmente como a TERRA DO CARIMBÓ, rítmo musical paraense tocado no município na forma do carimbó de raiz, que teve como principal cantor e compositor o Mestre Lucindo Rebelo da Costa, falecido em 1988. Hoje existem vários conjuntos de carimbó no município, que encantam dentro e fora do estado e do país.
O carimbó é a principal manifestação cultural dos marapanienses, que reune música e dança. Os instrumentalista tocam e cantam músicas cujas letras falam da natureza, do amor, do mar, do céu, enfim, os dançarinos, geralmente em pares, usando roupas coloridas, dançam maravilhosamente, em coreografias que encantam turistas e nativos.
Além do carimbó, o município possui uma variedade de outras manifestações culturais, como: boi-bumbá, quadrilhas juninas,, grupos folclóricos, festividades religiosas e outros festivais, como baile do sol. Contudo, a cultura marapaniense tem um valor histórico relevante, representada pelas bandas: União Marapaniense, Santa Cecília, Progresso Marudaense, Perseverança e XV de Novembro, somadas as nossas arquiteturas históricas, como Paço Municipal, Câmara Municipal, Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, Igreja de São Raimundo Nonato, Casa Paroquial, Colônia de Pescadores, Igreja do Menino Deus em Santana do Maú, Igreja de Santa Luzia na Vila de Matapiquara, além de outras de propriedades particulares distribuídas pelo município.